terça-feira, 26 de junho de 2012

O MORCEGO - IMPORTÂNCIA E CARACTERÍSTICAS, EB REFÚGIO



Os morcegos são os únicos mamíferos capazes de voar, devido à transformação dos seus braços em asas. Passam grande parte da vida pendurados de cabeça para baixo e hibernam no inverno. São, em geral, pequenos, na grande maioria, não excedendo 100 gramas de peso. A longevidade destes animais pode chegar a 30 anos.



Fonte da imagem

Características do seu corpo

Orelhas - Os morcegos ouvem maravilhosamente bem. Eles usam a audição para encontrar a comida e localizar os seus filhos.

Nariz - O sentido do olfato é muito desenvolvido nos morcegos. É utilizado para identificar alguns alimentos. Os morcegos comedores de frutas encontram o alimento apenas pelo cheiro. Os nectarívoros carregam pólen em seus longos focinhos, e, ao irem de flor em flor, promovem uma magnífica polinização.

Olhos -  A visão dos morcegos é adaptada para ver melhor na escuridão. A maioria deles só vê a preto e branco, mas é sabido que alguns morcegos, comedores de frutas, conseguem distinguir cores.

Patas - Com as suas potentes garras, os morcegos podem-se pendurar de cabeça para baixo nos seus abrigos. Os morcegos pescadores usam as garras para capturar e carregar o peixe que irão comer.

Mãos e Asas - Os morcegos voam, utilizando as suas mãos e asas. Enquanto as asas batem eles vão para baixo e para cima, movendo a membrana que existe entre o seu corpo e o quinto dedo. Para voar em frente, mudam o formato da membrana entre o segundo e o quinto dedo. Os morcegos procuram abrigos que possuam condições para as suas necessidades de temperatura, humidade, luminosidade e acasalamento.

Os seus abrigos são as
• nossas casas (sótãos, caves, varandas..);
• construções abandonadas;
• torres e igrejas;
• cavernas, grutas, túneis, pontes, poços;
• folhagens de árvores e arbustos;
• fossos de elevadores.

Os morcegos são importantes porque:
são grandes controladores de insetos, pois comem toneladas deles por ano e, algumas espécies, ingerem 200 ou mais insetos em apenas alguns minutos de voo;
• são responsáveis pela formação de florestas, pois ao ingerir um fruto deixam cair as sementes em local distante do original, onde poderá nascer uma nova árvore e mais de 500 pequenas sementes poderão ser transportadas por um único morcego a cada noite;
• ajudam na reprodução de mais de 500 espécies de plantas, visitando as flores como fazem de dia os beija-flores, transportando o pólen de flor em flor;
• alimentam-se de pequenos animais, tais como os roedores, que tanto prejuízo trazem à agricultura;
• são largamente utilizados em pesquisas médicas, que no futuro serão benéficas ao homem;
• as fezes de morcego constituem um excelente adubo;
• a saliva do morcego, por ser anticoagulante, poderá ser utilizada no tratamento de várias doenças vasculares;
• são importantes elos na cadeia alimentar;
• o desaparecimento dos morcegos poderá conduzir ao desequilíbrio do ecossistema terrestre…

O que fazer em caso de mordedura de morcego
1. lavar o local com bastante água e sabão;
2. procurar orientação médica na Unidade de Saúde mais próxima, pois, como qualquer mamífero terrestre doméstico ou selvagem, eles podem transmitir doenças graves.

Os morcegos só mordem para se defender. Eles têm muito mais medo de nós do que nós deles.

Nunca mexer num morcego, nem vivo nem morto.

Algumas espécies estão ameaçadas de extinção pela destruição dos abrigos e utilização de pesticidas.

Pesquisa realizada por André da turma RE23, EB Refúgio

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não te esqueças de guardar o texto (por exemplo no word) para o caso de a mensagem se extraviar e teres que reenviar! Obrigada.

"Apresentação oral do capítulo "O Homem Muito Rico", da obra "A Fada Oriana" de Sophia de Mello Breyner Andresen...