domingo, 13 de março de 2016

Trabalho dos alunos de 4º ano d'«A Lã e a Neve»

No âmbito do estudo do texto narrativo e visando a compreensão de que o assunto do texto  pode ser o mesmo, mas a narrativa será diferente consoante a perspetiva de cada personagem, os alunos do 4º ano  da Escola «A Lã e a Neve» criaram a história  "O lobo e os sete cabritinhos", de acordo com o ponto de vista do lobo.

Eis o resultado:
O lobo e os sete cabritinhos
(Versão da história segundo a perspetiva do lobo)

Estava eu deitado à sombra de uma árvore dormindo a minha sesta, quando acordei muito enfartado, com sede e enjoado. Estava tão doente! O que me teria acontecido?
Arrastei-me até ao lago, mas estava tão pesado! Comecei a beber e quando caí à água gelada lembrei-me do que me tinha acontecido. Eu conto…
A minha amiga cabra arranjou um emprego deixando os sete filhinhos em casa, sós e abandonados. Na rua ouvia-se o barulho que vinha de dentro da casa: choro, gritaria, barafunda...e foi então que decidi fazer uma intervenção, porque eu sou o lobo mais generoso da floresta.
Bati à porta e com a voz mais doce e gentil pedi para entrar, mas os cabritinhos não abriram a porta, porque só podiam abrir a porta à mãe. Foi então que tive uma ideia luminosa, cobrir-me de farinha e comer uma colher de mel para ficar mais parecido com a minha amiga Cabra. Os cabritinhos, pensando que era a mãe, abriram a porta e mal entrei bateram-me, puxaram-me a cauda, torceram-me as orelhas, deram-me murros no nariz e beliscões… fui vítima violência doméstica.
Para acalmar os cabritinhos tive que os engolir e aconchegá-los na minha barriga, não havia outra solução!
Esperando pela minha amiga Cabra, encostado a uma árvore, deixei-me dormir e só dei conta de me estarem a abrir a barriga, os cabritinhos saltarem e meteram-me lá dentro pedras…foi então que desmaiei…
E agora, coitado de mim, eu que só queria ajudar, quem me vai ajudar a mim? E ainda por cima, fiquei com a fama de que sou o “lobo mau” que comeu os cabritinhos por ser mesmo mau e o Correio da Manhã até já me quer entrevistar...                                                                                                                             

                                                                                                                             Alunos do 4ºano

                                                                                                                 EB A Lã e a Neve

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não te esqueças de guardar o texto (por exemplo no word) para o caso de a mensagem se extraviar e teres que reenviar! Obrigada.

"Apresentação oral do capítulo "O Homem Muito Rico", da obra "A Fada Oriana" de Sophia de Mello Breyner Andresen...