segunda-feira, 8 de outubro de 2018

RECOMEÇAMOS...

    


     Há 20 anos, precisamente no dia 8 de outubro de 1998, o panorama literário português mudou para sempre. José Saramago ganhou a maior distinção a que um escritor pode aceder: o Prémio Nobel da LiteraturaAté hoje foi o único autor português a consegui-lo... A alegria e o orgulho foram imensos ou como disse o próprio José Saramago "Todos nos sentimos mais altos, mais fortes, mais formosos até".
     Lembramos aqui alguns momentos marcantes desse acontecimento

      Anúncio do Prémio Nobel da Literatura.



Um dia após ser galardoado com o Prémio Nobel de Literatura, José Saramago aguarda no aeroporto de Frankfurt pelo avião que o levará a Madrid. 


Notícia da atribuição do Prémio na imprensa (Diário de Notícias).

A 10 de dezembro de 1998, em Estocolmo, José Saramago recebe o Prémio.




  Livros de Saramago que tens de ler


AGORA

         "E se as histórias para crianças passassem a ser de leitura obrigatória para os adultos?

Seriam eles capazes de aprender realmente o que há tanto tempo têm andado a ensinar? "



    A partir de uma recordação de infância, José Saramago compôs uma fábula universal que sobressai pela sua sabedoria. Manuel Estrada, um dos maiores artistas gráficos contemporâneos, recria com mestria toda a doçura desta história memorável.







«O Lagarto» é um conto breve que narra o aparecimento, no Chiado, de um misterioso lagarto, cuja presença surpreende os transeuntes e mobiliza os bombeiros, o exército e a aviação. Num estilo claro e preciso, a fábula oferece uma pluralidade de sentidos capaz de cativar leitores de todas as idades.

QUANDO CRESCERES