Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas Pêro da Covilhã.
segunda-feira, 25 de janeiro de 2021
24 de janeiro 2021- Dia Internacional da Educação 👩 👩🏫📕 🖋
A Organização das Nações Unidas (ONU) comemorou ontem, 24 de janeiro, o Dia Internacional da Educação, com o lema Recuperar e Revitalizar a Educação para a Geração da Covid-19.
Em mensagem, o líder da ONU, António Guterres, disse que o encerramento de escolas e a interrupção causada pela Covid-19 afeta a todos, especialmente alunos, professores e as famílias dos estudantes. Afirma que, no terceiro Dia Internacional da Educação, a homenagem deve ser à resiliência das pessoas que por causa da pandemia foram obrigadas a deixar de frequentar as escolas, universidades e outras instituições de ensino que tiveram que fechar suas portas. Para o Secretário-Geral, a suspensão das aulas presencias levou a inovações na aprendizagem, mas também frustrou esperanças de um futuro melhor entre os mais vulneráveis.
O Secretário-Geral da ONU lembra que “a educação é fundamental para ampliar oportunidades, transformar economias, combater a intolerância”, proteger o planeta e cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Para Guterres, este ano de 2021 é o momento de reverter este quadro e garantir a reposição total do fundo da Parceria Global para a Educação e fortalecer a cooperação educacional em nível mundial. Ele lembra que a educação tem que ser para todos.
👀 SABIAS QUE...
Segundo a ONU, mesmo antes da crise do novo coronavírus, cerca de 258 milhões de crianças e adolescentes estavam fora da escola, a maioria meninas. E mais da metade dos alunos com 10 anos de idade em países de parcos rendimentos não conseguiam aprender a ler um texto simples.
📗📘📙
👀
A educação é poderosa,é a mais poderosa das armas, pois é através dela que crescemos, aprendemos a pensar e a intervir, participamos na construção de um mundo melhor, um mundo de paz e sem desigualdades...Malala Yousafzai, a menina paquistanesa que em 2014, aos 17 anos, foi distinguida com o Prémio Nobel da Paz, sabe disso e quase morreu por defender o seu direito à educação num país em que tal era negado às meninas, só porque eram meninas...
😌😢
Hoje aconselhamos a leitura da história de Malala, contada por ela própria. Importa ler para não esquecer o privilégio de APRENDER...
Partilhamos também o vídeo em que Malala fala das razões que a levaram a escrever este livro...
🎬 🎬 🎬
📢📢📢
Quando recebeu o Prémio Nobel da Paz, Malala proferiu um discurso inesquecível que deixou sem palavras os membros da ONU...
Vê e ouve aqui uma pequenina mas poderosa parte desse discurso!
👇
Sem comentários:
Enviar um comentário
Não te esqueças de guardar o texto (por exemplo no word) para o caso de a mensagem se extraviar e teres que reenviar! Obrigada.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Não te esqueças de guardar o texto (por exemplo no word) para o caso de a mensagem se extraviar e teres que reenviar! Obrigada.