quarta-feira, 27 de janeiro de 2021

27 de janeiro - Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto 🌼🌼🌼

👇👀

  

Hoje, 27 de janeiro, assinala-se o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto.

      Este dia foi instituído pela Assembleia das Nações Unidas e  não foi escolhido ao acaso. Há 76 anos, a 27 de janeiro de 1945, as tropas soviéticas, que faziam parte do exército aliado, libertaram o maior campo de concentração nazi, Auschwitz-Birkenau, localizado na Polónia, ocupada pelas forças de Hitler.  Deu-se, então, a conhecer ao mundo uma das maiores atrocidades da história da humanidade. Só nesse campo de concentração/extermínio, mais de 1 milhão de homens mulheres e crianças foram mortas. Ao todo, foram 6 milhões, maioritariamente judeus...Tal não aconteceu a partir do nada. Foi o resultado de um ódio sem sentido e de um silêncio coletivo que não se pode repetir. Por isso, é preciso saber, é preciso  conhecer os factos históricos, para prevenir, para evitar os perigos do ódio, da intolerância e do racismo. Importa não esquecer as atrocidades do passado para prevenir o risco de futuros genocídios.

SABIAS QUE...






  

                         

  Conhecer e preservar a memória do Holocausto é fundamental para evitar os perigos do ódio, da intolerância e do racismo. E para construir um mundo justo, inclusivo e solidário onde os direitos humanos não sejam o luxo de alguns, e onde a indiferença e a banalização de violações de direitos fundamentais não possam ter lugar.

Sugestão de leitura

Escrito entre 12 de junho de 1942 e 1 de agosto de 1944, O Diário de Anne Frank foi publicado pela primeira vez em 1947, por iniciativa de seu pai, revelando ao mundo o dia a dia de dois longos anos de uma adolescente forçada a esconder-se, juntamente com a sua família e um grupo de outros judeus, durante a ocupação nazi da cidade de Amesterdão.

Todos os que se encontravam naquele pequeno anexo secreto acabaram por ser presos em agosto de 1944, e em março de 1945 Anne Frank morreu no campo de concentração de Bergen-Belsen, a escassos dois meses do final da guerra na Europa. O seu diário tornar-se-ia um dos livros de não ficção mais lidos em todo o mundo, testemunho incomparável do terror da guerra e do fulgor do espírito humano.

Lançada mundialmente em celebração do 70º aniversário de O Diário de Anne Frank, esta é a sua primeira adaptação para banda desenhada, realizada com a autorização da família e tendo por base os textos originais do diário.

             (Fonte: O Diário de Anne Frank - Diário Gráfico - Livro - WOOK)

Vê aqui o Booktrailer deste livro quer não podes perder! Clica na imagem. 👇


  Um dia, Anne Frank escreveu

                      "o que aconteceu não pode ser desfeito, mas podemos impedir que volte a acontecer"

Não esqueçamos estas palavras!


Sem comentários:

Enviar um comentário

Não te esqueças de guardar o texto (por exemplo no word) para o caso de a mensagem se extraviar e teres que reenviar! Obrigada.

"Apresentação oral do capítulo "O Homem Muito Rico", da obra "A Fada Oriana" de Sophia de Mello Breyner Andresen...