Hoje, 27 de janeiro, assinala-se o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto.
Este dia foi instituído pela Assembleia das Nações Unidas e não foi escolhido ao acaso. Há 76 anos, a 27 de janeiro de 1945, as tropas soviéticas, que faziam parte do exército aliado, libertaram o maior campo de concentração nazi, Auschwitz-Birkenau, localizado na Polónia, ocupada pelas forças de Hitler. Deu-se, então, a conhecer ao mundo uma das maiores atrocidades da história da humanidade. Só nesse campo de concentração/extermínio, mais de 1 milhão de homens mulheres e crianças foram mortas. Ao todo, foram 6 milhões, maioritariamente judeus...Tal não aconteceu a partir do nada. Foi o resultado de um ódio sem sentido e de um silêncio coletivo que não se pode repetir. Por isso, é preciso saber, é preciso conhecer os factos históricos, para prevenir, para evitar os perigos do ódio, da intolerância e do racismo. Importa não esquecer as atrocidades do passado para prevenir o risco de futuros genocídios.
SABIAS QUE...
Conhecer e preservar a memória do Holocausto é fundamental para evitar os perigos do ódio, da intolerância e do racismo. E para construir um mundo justo, inclusivo e solidário onde os direitos humanos não sejam o luxo de alguns, e onde a indiferença e a banalização de violações de direitos fundamentais não possam ter lugar.
Sugestão de leitura
(Fonte: O Diário de Anne Frank - Diário Gráfico - Livro - WOOK)
Vê aqui o Booktrailer deste livro quer não podes perder! Clica na imagem. 👇
"o que aconteceu não pode ser desfeito, mas podemos impedir que volte a acontecer"
Não esqueçamos estas palavras!
Sem comentários:
Enviar um comentário
Não te esqueças de guardar o texto (por exemplo no word) para o caso de a mensagem se extraviar e teres que reenviar! Obrigada.