quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Auto-avaliação das Bibliotecas Escolares - Agrupamento de Escolas Pêro da Covilhã

A Rede de Bibliotecas Escolares criou um novo conceito de Biblioteca Escolar, com o qual o Agrupamento de Escolas Pêro da Covilhã se depara a partir deste ano lectivo. “A biblioteca constitui um instrumento essencial do desenvolvimento do currículo escolar e as suas actividades devem estar integradas nas restantes actividades da escola e fazer parte do seu projecto educativo. Ela não deve ser vista como um simples serviço de apoio à actividade lectiva ou um espaço autónomo de aprendizagem e ocupação de tempos livres”. (Veiga, 2001).
Nesta sequência, cada BE submeter-se-á a uma Auto-Avaliação como processo de acompanhamento do trabalho desenvolvido com vista à melhoria. Neste sentido, “(…) a Auto-Avaliação, através da recolha de evidências, ajudará cada BE a identificar o caminho que deve seguir com vista à melhoria do seu desempenho. A Auto-avaliação, deverá contribuir para a elaboração do novo plano de desenvolvimento, ao possibilitar a identificação mais clara dos pontos fracos e fortes, o que orientará o estabelecimento de objectivos e prioridades, de acordo com uma perspectiva realista face à BE e ao contexto em que se insere.” (Gabinete da RBE Modelo de Auto-Avaliação, 2008).
O modelo disponibilizado, que deverá ser do conhecimento de toda os envolventes no processo funciona como um “(…) princípio de boa gestão e um instrumento indispensável num plano de desenvolvimento, permite contribuir para a afirmação e reconhecimento do papel da BE, permite determinar até que ponto a missão e os objectivos estabelecidos para a BE estão ou não a ser alcançados, permite identificar práticas que têm sucesso e que deverão continuar e permite identificar pontos fracos que importa melhorar. A avaliação da biblioteca deve ainda ser incorporada no processo de auto-avaliação da própria escola e deve articular-se com os objectivos do projecto educativo de escola.” (Modelo de Auto-avaliação das BE, 2009).
“Está comprovado que quando os bibliotecários e os professores trabalham em conjunto, os alunos atingem níveis mais elevados de literacia, de leitura, de aprendizagem, de resolução de problemas e competências no domínio das tecnologias de informação e comunicação.” (IFLA/UNESCO, 1999). Desta forma, o trabalho conjunto de todos os envolvidos na prestação/ recepção de serviços da BE é fundamental para que o processo decorra dentro da normalidade e se alcancem resultados positivos para o Agrupamento.

Professoras Bibliotecárias

Goretti Delgado
Fátima Fradique

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