No dia 4 de Março, pelas 10.30h, os alunos das turmas 6º1 e 6º2, tiveram a oportunidade de conhecer um jovem que demonstra uma coragem e força de vontade em continuar a viver em pleno, mesmo com as suas limitações físicas, o Gustavo.
Este encontro, enriquecedor para a edificação de cidadãos interventivos, foi proporcionado no âmbito do projecto “Ler com todos os sentidos”. Em representação da Associação Portuguesa de Deficientes, o Gustavo respondeu às várias questões que lhe foram colocadas pelos alunos, chamando à atenção para os diversos problemas de acessibilidade e de integração que os deficientes motores têm na nossa sociedade, nomeadamente na cidade da Covilhã. Os alunos presentes tiveram a possibilidade de conhecer uma pessoa que, aos vinte e um anos, se viu impossibilitado de continuar a ser um jovem cheio de actividades próprias da sua idade, de sonhos, de ...
Mas o relógio da vida não parou naquele momento! Com o apoio da família, dos amigos e, sobretudo, de si próprio terminou o seu curso superior na UBI, tem a sua profissão, convive com os seus amigos e dedica-se a procurar um mundo melhor para todos aqueles que necessitam de condições específicas para a sua integração, em pleno, na sociedade. O Gustavo é uma grande lição de vida!
Com o Gustavo esteve a responsável pela empresa Criamove, Vera Ribeiro, que realçou a importância da Responsabilidade Social dos empresários e de todos em geral, no que respeita às acessibilidades. Ao mesmo tempo que respondia às questões colocadas pelos alunos, colocava-os nas mais diversas situações, de modo a perceberem como é viver com limitações motoras. Esta jovem empresária procura, através da sua empresa, aconselhar (“alertar”) os outros empresários para a necessidade da integração dos deficientes nas suas empresas. Procura que a nossa sociedade seja como uma bola, que se movimente, incluindo todas as pessoas, independentemente das suas condições físicas.
O tempo passou depressa e de certeza que muitas perguntas ficaram a pairar na cabeça dos alunos que participaram nesta sessão. Pelo interesse que demonstraram e pelo tipo de questões que colocaram, podemos concluir que ficaram despertos para o mundo tão pouco inclusivo que os rodeia. O futuro está nas suas mãos e esperamos que o saibam aproveitar, ajudando a corrigir as injustiças para que têm sido despertos, ao longo deste projecto.
Um grande abraço para o Gustavo! Continue a mostrar o mundo a partir dos seus olhos. Votos de muito sucesso para a empresária Vera e que consiga promover a inclusão no mercado de trabalho de muitos cidadãos portadores, simplesmente, de condições especiais.
-
Conceição Figueira
Sem comentários:
Enviar um comentário
Não te esqueças de guardar o texto (por exemplo no word) para o caso de a mensagem se extraviar e teres que reenviar! Obrigada.