– Água –
Material
inicialmente apresentado:
Tina com água; maçã, laranja; batata.
Material
recolhido pelos alunos:
Garrafa de água vazia; pinha; rolha; brinquedo de plástico (maçaroca de milho);
pedra pequena; pedra maior; pau de gelado; pequeno ramo de árvore (pau).
O QUE SABEMOS SOBRE
O que vai ao fundo e o que fica em cima da água:
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“Eu acho que a garrafa fica em cima” Francisco
-
“A pedra grande vai ao fundo” Bárbara
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“O pauzinho fica em cima” David
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“A maçã vai ao fundo” João
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“A pinha vai ao fundo” Pedro
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“A laranja vai ao fundo” Emanuel
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“O pau de gelado vai ao fundo” Luna
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“A pedra vai ao fundo” Inês
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“A maçaroca vai ao fundo” Diana
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“A rolha vai ao fundo” Matilde Quelhas
-
“A batata vai ao fundo” Simão
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Material
apresentado depois das experiências realizadas: Desenho com quadrados de
diferentes densidades.
O QUE DESCOBRIMOS SOBRE
O que vai ao fundo e o que fica em cima da água:
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- “Nós aprendemos que a
garrafa é menos pesada do que a água e por isso flutua” Lourenço
- “A maçã é menos densa
do que a água e por isso ela flutua” Bárbara
- “Se cortarmos a maçã ao
meio, ela também flutua” Simão
- “Quando pusemos um
bocadinho de maçã na água, também flutuou” Diana
- “A batata afunda” Francisco
- “Os bocadinhos
pequeninos da batata também afundam” David
- “A laranja com casca
flutua mas sem casca afunda” Luna
- “É porque a casca é
menos densa do que a água” João
- “Afundam, na água, as
coisas que são mais densas do que a água…” Camila
- “…e flutuam as coisas
que são menos densas” Matilde Quelhas
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