terça-feira, 5 de março de 2013

ANO INTERNACIONAL DA MATEMÁTICA DO PLANETA TERRA


A resposta estará nos números, garante quem deles percebe. A Matemática terá um papel relevante na resolução de vários problemas do mundo e para chamar a atenção para esta questão arranca hoje na Europa o Ano Internacional da Matemática do Planeta Terra.
O planeta tem muitos desafios matemáticos. É isso que pretende mostrar o Ano Internacional da Matemática do Planeta Terra, que em Portugal é lançado esta terça-feira. Em Paris, na sede da Unesco, estará o Ministro da Educação Português, Nuno Crato, vai participar na Abertura do Ano Internacional da Matemática do Planeta Terra.
No início, a iniciativa destinava-se só à investigação, mas rapidamente se alargou a um grande projecto de divulgação para todo o público. Há quatro grandes temas definidos: um planeta por descobrir, onde cabem os temas dos oceanos, dos recursos naturais ou do clima; um planeta suportado por vida, com a biodiversidade ou a ecologia; um planeta organizado por humanos, onde se inserem os sistemas políticos, económicos, sociais e financeiros; e um planeta em risco, onde se destacam as mudanças climáticas e o desenvolvimento sustentável.

 A matemática da Terra também se encontra nas calçadas portuguesas

 Nos frisos da calçada tradicional portuguesa encontram-se simetrias diferentes...



 
A ideia da Matemática do Planeta Terra surgiu para sensibilizar as pessoas que a ciência exacta está em todo o lado, ainda que algumas vezes de forma invisível, mas também, e sobretudo, para estimular o diálogo entre cientistas de várias áreas e os matemáticos, para que juntos, consigam resolver problemas. publico
(Mathematics of Planet Earth (MPE2013)

O Departamento de Matemática e Ciências Naturais

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não te esqueças de guardar o texto (por exemplo no word) para o caso de a mensagem se extraviar e teres que reenviar! Obrigada.

"Apresentação oral do capítulo "O Homem Muito Rico", da obra "A Fada Oriana" de Sophia de Mello Breyner Andresen...