quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

PROJECTO aLER+

O Agrupamento de Escolas Pêro da Covilhã foi recentemente convidado a aderir ao Projecto aLer+ pelo Agrupamento de Escolas a Lã e a Neve. Este projecto é uma iniciativa do Plano Nacional de Leitura e da Rede de Bibliotecas Escolares, destinada a apoiar as escolas que se disponham a desenvolver um ambiente integral de leitura.
O aLer+ pretende colocar o prazer de ler no centro dos esforços da escola para elevar os níveis de aprendizagem e o sucesso dos alunos; envolver na promoção da leitura todos os elementos da comunidade escolar (professores, funcionários, bibliotecários, animadores, autarcas…); trabalhar em parceria com as famílias para estimular a leitura em casa; estabelece r relações com a comunidade local e com outras escolas, articulando esforços na promoção do prazer de ler; assegurar o máximo de visibilidade à leitura em contexto escolar e partilhar boas práticas com as escolas e bibliotecas participantes no projecto.
A Biblioteca Escolar, conjuntamente com os docentes do Agrupamento, planificou o Projecto e a implementação/ dinamização das actividades planificadas, visando a criação de uma cultura de leitura, baseada no princípio “ler por prazer”, e a construção de uma comunidade escolar de leitores autónomos, através da valorização das leituras que os leitores escolhem, das conversas que estabelecem entre si e da criação de um ambiente propício à leitura.
É objectivo central do Projecto o desenvolvimento de um ambiente integral de leitura na escola e nas várias áreas curriculares, tendo em conta diferentes percursos de leitura, organizando eventos para elevar os níveis de leitura e desenvolvendo a Biblioteca Escolar. Os docentes, no âmbito do Projecto, vão incluir a leitura na transição entre os níveis de escolaridade e a Biblioteca Escolar estabelecerá relações com as redes locais assim como valorizará nas suas acções o desenvolvimento profissional dos docentes, convidando especialistas, investindo na Formação contínua e estabelecendo uma política de leitura integral na escola.
No sentido de auxiliar o desenvolvimento do Projecto, procurando ajudá-lo a atingir os seus principais objectivos é fundamental que as famílias tenham como prioridade a leitura, podendo para isso construir relações com as Bibliotecas Públicas de forma a transmitir aos pequenos leitores o prazer da leitura, pois aquisição de uma compreensão leitora é fundamental na aquisição de qualquer saber e em qualquer percurso profissional.


Professoras Bibliotecárias
Goretti Delgado
Fátima Fradique

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não te esqueças de guardar o texto (por exemplo no word) para o caso de a mensagem se extraviar e teres que reenviar! Obrigada.

"Apresentação oral do capítulo "O Homem Muito Rico", da obra "A Fada Oriana" de Sophia de Mello Breyner Andresen...