terça-feira, 10 de março de 2020

Dia da Mulher

         
Dia Internacional da  Mulher

Porquê esta data?


   Neste dia, no ano de 1857, as operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque entraram em greve, ocupando a fábrica para reivindicar a redução de um horário de mais de 16 horas por dia para 10 horas. Estas operárias, que recebiam menos de um terço do salário dos homens, foram fechadas na fábrica, onde se declarou um incêndio. Cerca de 130 mulheres morreram queimadas.
   Em 1910, numa conferência internacional de mulheres realizada na Dinamarca, foi decidido homenagear aquelas mulheres, proclamando o dia 8 de março como “Dia Internacional da Mulher”. De então para cá o movimento a favor da defesa dos Direitos da Mulher tem tomado forma, tanto em Portugal como no resto do mundo. A violência contra a mulher é qualquer conduta – ação ou omissão – de discriminação, agressão ou coerção que cause dano, morte, constrangimento, limitação e sofrimento físico, sexual, moral, psicológico, social, político ou económico ou perda patrimonial.
   Essa violência pode acontecer tanto em espaços públicos como privados, e
nasce das relações de força desiguais entre mulheres e homens, conduzindo a uma discriminação grave contra o sexo feminino, tanto na sociedade como na família; viola os direitos da pessoa humana e as suas liberdades fundamentais, impedindo-a de os exercer parcial ou totalmente; atenta contra a sua integridade física, psíquica e/ou sexual.
   Em 1993, na Conferência Mundial sobre os Direitos Humanos em Viena (Áustria), a Comunidade Internacional reconheceu a violência contra as Mulheres como uma violação grave dos Direitos Humanos e também uma forma de discriminação.



"Apresentação oral do capítulo "O Homem Muito Rico", da obra "A Fada Oriana" de Sophia de Mello Breyner Andresen...