sexta-feira, 5 de maio de 2023

 

PêRO DA COVILHÃ




Um patrono é uma pessoa reconhecida pelo seu povo pelas suas benfeitorias. Pêro da Covilhã foi o maior espião português de todos os tempos e crucial para o sucesso dos Descobrimentos. Era explorador e diplomata.

Partiu de Portugal Continental a pé, percorrendo os principais portos até chegar à Índia. A sua missão consistia em recolher informações para que, anos mais tarde, Vasco da Gama concretizasse a via marítima da Rota das Especiarias. Pensa-se que Pêro da Covilhã terá nascido em 1450 na terra que lhe deu o nome, e que, aos 18 anos foi convidado a servir D. Juan de Guzmán, irmão do Duque de Medina-Sidonia (um dos mais conceituados fidalgos de Sevilha).

Este Viajante português do século XV  foi enviado à Índia e à Etiópia por D. João II, em 1487, a fim de recolher informações acerca do Preste João e das rotas do comércio das especiarias. Ia com ele Afonso de Paiva, de quem se separou em Adém. No ano seguinte, Pêro da Covilhã esteve em GoaOrmuz e Calecute, percorrendo depois a costa oriental de África. Fazendo chegar ao rei, através de um emissário, as informações recolhidas, partiu em 1492 do Egito para a Etiópia, onde morrera entretanto Afonso de Paiva e onde Covilhã também morreu, em 1530.

Em frente à Câmara Municipal da Covilhã, na praça principal, está uma estátua que acompanha o desenho de um mapa, no chão, que representa as viagens ao Oriente, sendo o primeiro português a pisar terras da Índia e, na estátua, um documento enrolado, debaixo do braço direito, que representa o relatório da missão secreta deste explorador. No interior dos Paços do Concelho existe outra estátua de Pêro da Covilhã, relacionada com o seu traço explorador.

Esta é uma breve abordagem à bravura dos feitos deste homem. Se fores curioso, podes pesquisar mais sobre esta personalidade.

Na Biblioteca, existem alguns livros que poderás consultar…




O Mister Google está sempre à tua disposição…

No sentido de homenagear Pêro da Covilhã, o Departamento de História e Geografia expos alguns trabalhos alusivos à personalidade e aos Descobrimentos.

Faz uma visita à exposição….


       




Parabéns pelo empenho dos docentes e discentes envolvidos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não te esqueças de guardar o texto (por exemplo no word) para o caso de a mensagem se extraviar e teres que reenviar! Obrigada.

"Apresentação oral do capítulo "O Homem Muito Rico", da obra "A Fada Oriana" de Sophia de Mello Breyner Andresen...