segunda-feira, 15 de junho de 2020

A Fábula


Fábula é uma narração breve, cujas personagens são animais que pensam e agem como seres humanos.

As fábulas contem:
  · ações simples
  · acontecimentos imaginados
  ·  poucas personagens que normalmente são animais personalizados

Fábula é uma narração breve, cujas personagens são animais que pensam e agem como seres humanos.



Podes ler a fábula:  O Leão e o Rato

O Leão e o Rato

Depois de um cansativo dia de caça, um leão deitou-se debaixo de uma árvore para descansar. Quando adormeceu, uns ratos atreveram-se a sair do seu esconderijo e começaram a brincar ao redor do leão. Logo o mais travesso teve a ideia de se esconder debaixo da juba do leão, com tanta má sorte, que o despertou. Muito mal-humorado por ver seu descanso interrompido, o leão agarrou o rato entre suas garras e deu um rugido:
- Como te atreves a perturbar meu sono, insignificante rato? Vou comê-lo para que possa aprender a lição!
O rato, que estava tão assustado, que nem se podia mover, disse-lhe tremendo:
- Por favor, não me mates, leão. Eu não queria te incomodar. Se me deixares livre, eu serei eternamente grato caso algum dia precises de mim.
- Há há há! Riu-se o leão olhando para o rato. Um ser tão pequeno como tu, vai ajudar-me de que forma? Não me faças rir!
Mas o rato insistiu outra vez, até que o leão, comovido pelo seu tamanho e sua valentia, deixou-o ir embora.
Alguns dias depois, enquanto o rato passeava pelo bosque, ouviu uns rugidos terríveis que faziam as folhas das árvores tremerem. 
Rapidamente correu até o lugar de onde vinha o barulho e encontrou o leão que havia ficado preso numa forte rede. O rato, decidido a pagar sua dívida, disse-lhe:
- Não te preocupes que eu te salvarei.
E o leão, sem pensar, perguntou:
- Mas como, se tu és tão pequeno para tanto esforço.
O rato começou então a roer a corda da rede onde o leão estava preso, e o leão salvou-se.
O rato  disse-lhe:
- Alguns dias atrás, tu enganaste-te, pensando que eu nada poderia fazer para te agradecer. Agora é bom que saibas que os pequenos ratos são agradecidos e cumprem as suas promessas.
O leão não teve palavras para agradecer ao pequeno rato. Desde esse dia, os dois ficaram amigos para sempre.
Moral da história: Não devemos subestimar os outros.
Texto adaptado, retirado de: guia infantil.com


"Apresentação oral do capítulo "O Homem Muito Rico", da obra "A Fada Oriana" de Sophia de Mello Breyner Andresen...