Neste Dia Mundial do Refugiado, porque a intolerância e a incompreensão bate-nos à porta todos os dias, a Biblioteca sugere a leitura de três livros infantis que os adultos também devem ler...
A Viagem
Francesca Sanna
Plano Nacional de Leitura
Cultura e Sociedade - Literatura
Cultura e Sociedade - Literatura
(dos 6-8 anos)
"Como será deixar tudo para trás e percorrer quilómetros e quilómetros rumo a um destino longínquo e estranho?
Este livro conta, de forma cuidada e sensível, a história de uma mãe que parte numa viagem com os dois filhos para fugir à guerra. Uma viagem carregada de medo do desconhecido, mas também de muita esperança. Uma autora com uma escrita sensível e ilustrações bonitas e sofisticadas. Aborda com sensibilidade a questão da guerra."
Livro apoiado pelo Alto Comissariado para as Migrações (ACM) e pela Amnistia Internacional (AI).
Livro multipremiado e com excelentes críticas internacionais.
Distinções e Prémios recebidos pelo livro A VIAGEM (Francesca Sanna):
2017 Klaus Flugge Award . 2017 UKLA Award . Menção Honrosa Ezra Jack Keats Book Award . Melhor Livro Ilustrado de 2016 da Kirkus Reviews . English Association's 4-11 Picture Book Award . Menção Honrosa Amnistia Internacional . Considerado um dos melhores livros infantis de 2016 pelo The Guardian.
Guião de exploração - clica no link
Uma Longa Viagem
Daniel H. Chambers e Federico Calado
Plano Nacional de Leitura
Cultura e Sociedade - Literatura
dos 12 aos 14 anos
"Esta é a história de duas viagens que decorrem paralelamente e se entrelaçam uma na outra: uma gansa e a sua cria iniciam o seu trajeto migratório até às terras cálidas do Sul, ao mesmo tempo que uma família que vive numa zona de guerra empreende a sua fuga até ao Norte."
Estas páginas ajudam-nos a perceber o drama dos refugiados na Europa.
Não podemos ficar indiferentes!
Diário de um Migrante
Maria Inês de Almeida
(com ilustrações de Ana Sofia Gonçalves)
"Esta é a história de um pássaro que tem de abandonar o seu país, a sua casa, família e amigos. Um livro que deixa uma mensagem de esperança parar todos aqueles que também perderam as suas asas e têm de recomeçar."
“De uma forma simbólica, tentei falar sobre a crise dos refugiados neste livro. É a história de um pássaro que também deixa a família por causa da guerra e que está no barco, a partir ainda não sabe muito bem para onde.
Mas nos meus livros deixo sempre uma mensagem de esperança, é um dos cuidados que tenho quando escrevo para crianças. Uma mensagem de esperança e uma mensagem de que os heróis não estão só nos desenhos animados, que há pessoas de carne e osso que são heróis. Tento que as crianças olhem para os outros de uma forma mais especial e bonita, e que percebam que também elas podem mudar coisas e ser inspiradas pela vida dos outros.Contudo também gosto de pensar em livros que estimulem a imaginação das crianças, o sonho, uma forma poética de ver o Mundo.”
Maria Inês Almeida
Sem comentários:
Enviar um comentário
Não te esqueças de guardar o texto (por exemplo no word) para o caso de a mensagem se extraviar e teres que reenviar! Obrigada.